terça-feira, 14 de outubro de 2014

O QUE É O 'CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA?

O 'Caminho de Santiago' é uma rota peregrina que termina na cidade de Santiago de Compostela, ao norte da Espanha. 


Existem vários 'Caminhos de Santiago'... são rotas que saem da França, Espanha ou Portugal. Mas basicamente, as mais conhecidas são:

  • Caminho Frances, que inicia-se em Saint Jean Pied Port, 
  • Caminho de La Plata, inicia-se ao sul da Espanha, 
  • Caminho do Norte, segue pelo litoral norte da Espanha,
  • Caminho Português, que tem inicio em várias partes do país. 




História do Caminho de Santiago

Tiago, irmão de João, trabalhava com Pedro no oficio de pesca. Jesus os teria convidado a ser seus discípulos que prontamente aceitaram. Após a morte de Jesus, seus apóstolos empreenderam uma pregação e Tiago teria ido até a Galícia. Ao concluir sua obra por ali, Tiago voltou a Galiléia e, assim como os outros apóstolos, teria sido perseguido. Por fim, ele teve um trágico fim, sendo degolado por Herodes Agripa I. Até aqui, a história foi contada na Bíblia... a partir daqui, reza a lenda que, quando seus discípulos descobriram isto, teriam buscado seu corpo para o enterrarem na Galícia. Mais tarde, no ano de 813, um agricultor, chamado Pelayo, teria visto uma chuva de estrelas e ao se aproximar do local, descobriu que isso acontecia sobre o túmulo de 'São Tiago'. Ali foi então erguida uma capela e o local passou a ser conhecido como Campus Stellae ou Compostela (traduzido Campo das Estrelas). 

O caminho possui muitas histórias e passou a ser percorrido principalmente por cristãos crentes de que, ao fazê-lo, receberiam o perdão de todos os pecados. Mas também foi percorrido por famosos da histórias, pelos mais diversos motivos... Povos na Idade de Bronze, migração celtas, legionários romanos, tribos bascas, horda de vândalos, suevos e visigotos, guerreiros da luta da reconquista, reis exilados de Pamplona, artilharia de Luis XIV, refugiados de guerra civil, Carlos Magno - ao que parece, após abrir algumas partes do caminho, teria rezado a favor de um Santo, etc...

Hoje em dia, muitas pessoas de todos os credos, crenças e até mesmo ateus vão em busca de respostas. Há também pessoas que partem apenas para desfrutar o passeio, as belezas naturais, arquitetônicas e aproveitar sua viagem. 


Detalhes do Caminho

Peregrino - a palavra refere-se a pessoa que faz especificamente a rota de Santiago de Compostela, assim como Romeiro é quem faz a rota de Roma e Palmeiro quem faz Jerusalém. Per Er Argus significa 'andar pelo campo'.


Concha Vieira - Há dois significados. O primeiro é que, no passado, o peregrino utilizava-a como acessório multi-função. Ela servia para beber água ou vinho e também como talher, para comer. Hoje em dia, fala-se em um significado mais simbólico... ela significaria proteção e busca de conhecimento. Reza a lenda que devemos devolvê-la ao mar, em Finisterre, depois do caminho. Assim você agradece pela proteção e demonstra que o conhecimento adquirido não é apenas seu, e sim, de todos que o buscam e que está disponível a todos...

Hospitais / Albergues - Muitos albergues ainda levam o nome de Hospital. Isto se deve ao fato de que, no passado, muitos que percorriam o caminho o faziam em busca de cura física. Estas pessoas, muitas vezes debilitadas, necessitavam de cuidados. Por isso, haviam vários 'hospitais' e os hospitaleiros, muitas vezes, eram monges ou freiras. 

Segue meu diário de viagem: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário